UNS CONFIAM EM CARROS...

cavalos

 

Uns confiam em carros e outros em cavalos (Salmo 20.7)

Basta somente uma notícia forte que abala as estruturas emocionais de uma pessoa para que toda sua fé e esperança se desvaneçam. Um companheiro que vai embora sem nenhuma explicação, um desemprego, uma doença incurável, uma morte repentina, uma crise conjugal, a falência da empresa. Pronto! Está formado o turbilhão de pensamentos, desesperanças, desespero e até pensamentos suicidas.

A bíblia fala de um certo homem, rico, justo e temente a Deus, chamado Jó. Este homem possuía muitos empregados, gados, riquezas, mas a adversidade veio de uma vez só. Morte, miséria, doença e abandono foram acrescentando-se à sua vida num prazo muitíssimo curto. Qualquer pessoa nessa situação entraria em colapso nervoso, desespero e até mesmo loucura.

Mas a bíblia diz que aquele homem justo, ao saber de todas as catástrofes que lhe sobrevieram, dobrou os seus joelhos, encostou seu rosto na terra e adorou a Deus. Se fosse nos dias atuais no mínimo diriam que ele entrara em um estado de choque e agora estava delirando. Mas não foi essa a atitude de Jó.

A Carta aos Hebreus nos diz que tudo o que foi escrito na bíblia foi escrito para ensino nosso. Então o que se pode aprender com esse homem do antigo testamento é que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus e que são chamados segundo o seu propósito.

Depois de perder tudo, Jó ainda perdeu sua própria saúde ao ser afligido por Satanás. Durante muitos dias, doente, cheio de chagas e purulento, alguns amigos chegam até Jó e, para completar sua dor e sofrimento, ao invés de consolá-lo, passam a acusá-lo de ser alguém que tinha pecado contra Deus.

A bíblia deixa claro que nem todo sofrimento ou tribulação são resultados de pecados cometidos. Certa vez os discípulos indagaram Jesus Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus (João 9.2-3). Com certeza aquele homem nem mesmo tivesse a idéia do porquê da sua cegueira. Então Jesus vai até aquele homem, cospe na terra, com a saliva faz um lodo, unta os olhos do cego e manda que ele vá até um tanque chamado Siloé. Quando ele obedece volta vendo.

 

Chegara o momento daquele homem experimentar o amor de Deus num momento em que ele não esperava. Interessante dizer que aquele homem foi visto por Jesus. Ele vivia uma vida de mendicância em razão de seu estado.

Da mesma forma muitas pessoas precisam experimentar esse amor de Deus, muitos estão cegos por causa deu seus problemas, suas preocupações e ainda não perceberam que Jesus sempre está por perto para abrir os olhos e conceder uma nova história.

Vimos duas passagens bíblicas falando a respeito de muitas adversidades e catástrofes na vida de dois homens: Jó e um cego de nascença. Se formos observar a história desses dois homens veremos que um era rico, saudável, porém justo, temente a Deus e que se desviava do mal, outro, desde o nascimento era cego, mendigo, e tinha pouco conhecimento de Deus. Mas em sua infinita misericórdia Deus atentou para a situação dos dois. Ambos tiveram em suas vidas o amor imensurável de Deus, que mesmo sem pedirem ou reclamarem de suas situações, foram tocados pelo Deus Altíssimo e receberam a benção de uma vida transformada pelo toque do AMOR DE DEUS.

Se esse é o seu caso e a adversidade bateu em sua porta, não se desespere! Há uma solução! Deus está no controle de tudo. Não murmure, apenas ore e confie. Deus contempla a situação por que passa todos as suas criaturas. A Bíblia diz que nem uma folha cai sem a percepção do Senhor Deus. Ele inclusive conhece todas as estrelas pelo nome (e são infinitas estrelas que existem). Que Deus tremendo! Que Deus grande! Se ele sabe a situação das coisas inanimadas ou vegetais, quanto mais de sua obra prima que é o homem.

Ele te conhece, pois desde o nascimento já fostes conhecido(a) dEle. Confie nEle, porque uns confiam em carros, outros em cavalos, mas nós faremos menção do Senhor nosso Deus.

Uma hora dessas Jesus bate à sua porta, chega junto de ti onde estiveres e muda sua história. Minha oração é que hoje chegue o seu dia!

 

Pr. Souza – Ministro do Evangelho

3º Vice-Presidente – Assembléia de Deus – Missão

Jardim América – Goiânia/GO