Ensina-me e Guia-me

ENSINA

ENSINA-ME E GUIA-ME

143:10 Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana.

 Davi, um homem que desde sua meninice sofreu todos os tipos de adversidades, nos mostra através de sua vida que enquanto estivermos nesta terra seremos sempre constrangidos a suplicar a ajuda de Deus. O homem escolhido por Deus, perseguido por Saul, Valente nas guerras, e separado do meio das ovelhas para assumir o trono e reunificar toda uma nação através de seu chamado, também é o mesmo que cometeu vários erros, adultério (2Samuel 11.3-4), mentiras (1Samuel 21.2), e assassinato (2Samuel 11.15, 17). Davi na dispensação da Graça seria desqualificado para assumir, mesmo que fosse um pequeno rebanho, uma igreja para pastorear. Suas ações são esplanadas nas páginas sagradas para mostrar que Deus não encobre erros, mas demonstra a fragilidade do homem. Tudo isso para mostrar que somente Ele, Deus, tem o poder de tornar novamente o homem aceitável diante dEle. Davi sabia disso e no verso 10 ele fala: ENSINA-ME.

O primeiro passo é querer ser ensinado por Deus. Muitos, nos dias que vivemos, no meio dessa sociedade corrompida pelas influências do sistema mundano e maligno, não se preocupam mais em querer aprender mais nada sobre a vontade de Deus. Mesmo porque em meio a tantas idéias, pensamentos e tecnologias que surgem dia após dia, o ser humano encontra-se vivendo uma desenfreada correria. Sem tempo para a família, para sua própria vida e, por consequência, para Deus, faz com que seja bombardeado por novas idéias, pensamentos e comportamentos contrários ao que a Bíblia ensina. Tiago orienta em sua Carta: “4:8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.” . Quando somos ensinados por Deus somos confrontados com nossos defeitos e imperfeições. Quando nos achegamos a Ele com o coração sincero temos purificados nossos corações. Veja o que o Apóstolo Tiago fala: “4:9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.”.

Foi o que Davi fez. A atitude que ele tomou demonstra que sentiu sua própria miséria. Ele busca conhecer a Vontade de Deus. O Apóstolo Paulo quando escreve em sua Carta aos Romanos , faz um apelo àquela Igreja: “12:1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 12:2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”. O segundo passo é a entrega total. Agora o nosso corpo é o altar e também o holocausto a ser apresentado diante de Deus, totalmente separado das contaminações e padrões mundanos. O rogo de Paulo é que haja transformação de pensamentos, mudanças de atitudes e comportamentos e sejamos remodelados segundo um novo modelo: A VONTADE DE DEUS. A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Quando a nação de Judá foi levada cativa por seu inimigos à Babilônia, Deus estava ali permitindo que seu povo passasse por uma transformação de pensamentos, mudanças de atitudes e comportamentos, a fim de que fossem remodelados nos padrões divinos. Muitos pensavam não ter mais saída para suas vidas no cativeiro, mas o Deus que trabalha nos momentos mais inusitados na vida de seus servos, manda dizer ao seu povo através do Profeta Jeremias: “29:4 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para Babilônia:... 29:10 Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. 29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. 29:12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 29:13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. 29:14 E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.”. Ainda quando falhamos e somos disciplinados pelo Senhor, devemos sempre confiar que Ele mesmo nos ajudará.

O terceiro passo é reconhecer que precisamos dessa ajuda e declarar: TÚ ÉS O MEU DEUS. Isso fala de total dependência do Criador para solução de todos os problemas e aflições desta vida. Sem Deus no mundo somos apenas miseráveis, pobres, cegos e nús. Tendo o Todo-Poderoso como nosso Deus temos a confiança em buscar a sua ajuda e termos resposta às nossas orações, pois Ele mesmo vem em nosso socorro e, ainda, envia o seu Espírito Santo para estar conosco todos os dias. Davi reconheceu isso quando falou: “O TEU ESPÍRITO É BOM”. Um homem cheio do Espírito de Deus reconhece que seu caminho é por lugares planos, retos, guiados por seu Amigo JESUS. Por isso Davi diz: “guie-me por terra plana.”.

DEUS nos conhece, em todas as situações, com todos os nossos defeitos e atitudes erradas que tomamos, mas a vontade dEle é que reconheçamos que só Ele é capaz de mudar nossas vidas, enviar o Seu Espírito Santo para nos guiar por terra plana.

Não fique preso em suas convicções mentais, entregue-se de corpo, alma e espírito ao Senhor Jesus e deixe que Ele mude sua vida, porque os pensamentos de Deus a seu respeito é de PAZ e não de MAL.

 

Pr. Souza – Ministro do Evangelho

Assembléia de Deus – Ministério Missão – Goiânia/GO