A Caminhada de um jovem em pureza

A caminhada de um jovem em pureza.

Introdução: (Sl. 119.9) Aos 13 anos, o menino judeu é considerado um adulto responsável por seus atos, do ponto de vista judaico. Bar Mitzvá significa, literalmente, "filho do mandamento". A criança de 13 anos passa a ter as mesmas obrigações religiosas dos adultos, tornando-se responsável pelos seus atos e transgressões.

Seus pais lhe transmitem durante toda a sua infância o que consideram de fundamental importância e as prioridades na vida. Dia após dia, mostram-lhe o caminho a seguir, em relação ao aspecto moral, prático ou emocional. Os pais guiam o jovem de 13 anos em sua educação, religião e nos costumes e tradições da sua comunidade.

Neste dia o jovem coloca o tefilin pela primeira vez, na sinagoga  (Tefilin é o nome dado a duas caixinhas de couro, cada qual presa a uma tira de couro de animal kasher, dentro das quais está contido um pergaminho com os quatro trechos da Torá). A partir desta data, já pode fazer também parte do minian, o quorum mínimo de dez homens, necessário para a realização de uma oração em comum.

Os quatro parágrafos da Torá que se encontram dentro dos Tefilin são:

Shemá Israel (Shemá Yisrael Ado-nai Elohêinu Ado-nai Echad )  Dt. 6.4-9 -Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. 5Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. 6Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração - Proclama a Unidade Divina, base fundamental da fé judaica: descreve a ordem Divina de colocar os Tefilin sobre a mão e a cabeça.
Vehayá Im Shamoa (Se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar o Senhor, vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma )- Expressa a promessa de D'us, da compensação que nos advirá da observância dos preceitos da Torá e o aviso da retribuição pela desobediência aos mesmos.
Cadêsh Li – (Lembrai-vos deste mesmo dia, em que saístes do Egito, da casa da servidão; pois, com mão forte, o Senhor vos tirou daqui; portanto, não comereis pão levedado( Exodo 13.1-10.) O dever de Israel de sempre relembrar a redenção da escravidão no Egito.
Vehayá Ki Yeviachá – (Se acontecer que teu filho no tempo futuro te pergunte, dizendo: Que é isto?  (Exodo 13.11-16))Recorda o dever de cada pai judeu de ensinar a seus filhos todos estes temas.

  1. 1.         Reconhece que DEUS é o Único Deus:

1.a –  acima de seu ego

1.b-  acima da sua vontade

1.c-  acima de todas as coisas da terra

2.  Busca a Deus de todo coração

2.a- para permanecer firme no caminho (119.10b)

2.b- para não pecar contra Deus (119.11b)

2.c – para não voltar para o Egito

4.c-

3.  Guarda a Palavra

3.a- Aprendendo (119.12b)

3.b- Meditando (119.15a)

3.c- Lembrando (119.16b)

4. Crê na Palavra de Deus

4.a- porque possuem as mais belas promessas para o jovem (119.14) vide a • Vehayá Im Shamoa (Se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar o Senhor, vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma )-

4.b-  dará a chuva a seu tempo (Dt. 11.14 - darei as chuvas da vossa terra a seu tempo, as primeiras e as últimas, para que recolhais o vosso cereal, e o vosso vinho, e o vosso azeite. 15Darei erva no vosso campo aos vossos gados, e comereis e vos fartareis.)

QUANDO RECONHECEMOS QUE DEUS É UNICO EM NOSSAS VIDAS, O BUSCAMOS DE TODO CORAÇÃO, GUARDAMOS SUA PALAVRA E CREMOS EM SUAS PROMESSAS, ENTÃO AS BENÇÃOS SÃO DERRAMADAS, A SEU TEMPO, POR DEUS, EM NOSSA CASA.

Pr. Souza - Assembléia de Deus - Ministério Missão em Goiânia