Santa Ceia, Páscoa e o Cordeiro

cordeiro imolado

SANTA CEIA E PASCOA – CELEBRAÇÃO DA MORTE E RESSUREIÇÃO DO CORDEIRO IMOLADO ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO

A Bíblia, como revelação especial de Deus a humanidade, gradativa e fielmente sempre apontou através de suas páginas sagradas e inspiradas o maior evento histórico, espiritual e libertador da humanidade caída: A vinda de um redentor sem pecado que morreria pela salvação dos pecadores.

Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: “Meu pai! Respondeu Abraão: eis-me aqui, meu filho! Perguntou Isaque: eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos” (Gn. 22.7-8), há, já aqui nesta passagem, uma prefiguração do sacrifício salvífico de Cristo, quando Deus provê o CORDEIRO para o holocausto, a fim de resgatar o homem do pecado adâmico – o pecado original, que mutilou toda a humanidade.

Na plenitude dos tempos, quando a humanidade já estava preparada para que fosse efetuada a redenção, na Palestina, “no dia seguinte João [Batista] viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1.29). Ora aqui se fala de Jesus como O Cordeiro que já estava manifesto na História: encarnado; e que tira, pela Sua ação de Graça na Cruz, todo o pecado do mundo. João Batista, porém, diz que Ele tira o pecado do mundo, significando: tirou, tira e tirará sempre. Portanto, João via em Jesus alguém que vinha desde dalém do tempo. “E vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui O Cordeiro de Deus” (João 1.36) – é o testemunho que João Batista dá de Jesus como O Cordeiro diante dos homens.

Como a Bíblia é a Palavra de Deus, viva, revelada, gradativa e de amplitude universal e validade eterna, vemos, tempos depois, o mesmo testemunho a respeito do Cordeiro que foi sacrificado, “E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia. Assim, não abriu a sua boca” (Atos 8.32). É a leitura feita pelo eunuco no caminho para a Etiópia, com a citação do que Isaías [53] dissera sobre o Servo Sofredor, que é O Cordeiro de Deus antes falado por João Batista.

“Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” (1ªPe 1.19) – é a confissão de Pedro, depois da morte de Jesus, sobre o significado da Cruz de Jesus para ele: era a Cruz do Cordeiro imolado antes de todas as coisas.

No fechamento da revelação profética, a Bíblia, o Evangelista João, na Ilha de Patmos escreve: “E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra” (Ap. 5.6) – é a descrição do Apocalipse acerca do Cordeiro Eterno; esse que é, que era, e que há de vir; e que é também o Senhor da História e de todas as coisas. Os textos que seguem carregam a mesma ênfase.

“E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos” (Ap. 5.8). É O CÉU RECONHECENDO a única-eficiência e única-suficiência do Cordeiro, depois de ter cumprido a vontade soberana do Pai, em receber toda honra, toda glória e todo louvor e todo domínio e toda riqueza e toda sabedoria.

“Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças” (Ap. 5.12). E mais ainda, todas as coisas animadas, criadas e viventes, nos céus, na terra e debaixo da terra, segundo João, que fala “E ouvi toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro,  sejam ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre” (Ap. 5.13), demonstrando o reconhecimento da magnitude do poder do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

“E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê." (Ap. 6.1)

Os textos lidos, especialmente do Apocalipse, falam acerca da centralidade e do escopo do significado do Cordeiro para toda a criação, pois somente o Cordeiro é digno de abrir o Livro das Consumações. Sim! O Livro da Cura da humanidade e da criação, até o fim-começo de todas as coisas.

AGORA LEIA ESTA SEQUÊNCIA:

  • “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos...” (Ap. 7.9)
  • “E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro” (Ap. 7.10)
  • “E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro” (Ap. 7.14)
  • “Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima” (Ap. 7.17)
  • “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte” (Ap. 12.11)
  • “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap. 13.8)
  • “E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Reis dos santos” (Ap. 15.3)
  • “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis” (Ap. 17.14)
  • “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” (Ap. 19.7)
  • “E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus” (Ap. 19.9)
  • “E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro” (Ap. 21.9)
  • “E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro” (Ap. 21.14)
  • “E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.” (Ap. 21.22)
  • “E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada” (Ap. 21.23)
  • “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro” (Ap. 21.27)
  • “E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro” (Ap. 22.1)
  • “E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão” (Ap. 22.3)

O CORDEIRO é tudo na mais linda história do universo – a história do amor e da Graça de Deus. Ora, na revelação de Si Mesmo aos homens, O Cordeiro é JESUS. Veja o que Jesus disse de si mesmo em relação ao Seu-Ser-Cordeiro:

  • “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo” (João 17.24)

Os Apóstolos viram Jesus como o CORDEIRO IMOLADO ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO. O CORDEIRO JESUS significa que a glória, toda a glória revelada, é precedida pelo sofrimento de Cristo – O Messias, antes da história, dentro da eternidade de Deus.

  • “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor...” (Ef. 1.4)
  • “O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós” (1ªPe 1.20)
  • “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dEle, e por meio Dele, e para Ele são todas as coisas. A Ele [O CORDEIRO SANTO DE DEUS], pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm. 11.33-36).

Aqui está o fundamento da Páscoa para os Judeus e da Ceia para os Crentes em toda a terra.

(João 8:58) - Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

 

* Crédito: Pr. Edemundo Dias.

** Adaptações: Pr. Souza - Ministro do Evangelho

Assembléia de Deus - Ministério Missão

3º Vice-Presidente

Goiânia/GO