Edificando com pedras queimadas

muros quebrados

EDIFICANDO COM PEDRAS QUEIMADAS

“E SUCEDEU que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus.”(Neemias 4.1)

A RAZÃO DAS PEDRAS QUEIMADAS

A maior alegria de uma pessoa é quando vê que seus projetos foram concluídos e que agora pode usufruir daquilo que, com tanto esforço, investiu seu tempo, seu suor e seu investimento. Foi assim que Salomão, rei de Israel, se sentiu quando acabou a construção do Grande Templo onde se daria a adoração ao Deus Todo-Poderoso. Houve uma grande festa, com ofertas de muitos sacrifícios de animais a Deus, e grande alegria do povo de Deus. Deus se manifestou através de uma nuvem que invadiu o templo, tendo falado: (2 Cr. 7.14) “Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter de seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. O Senhor dos Exércitos indicou a solução para que sua presença no meio do seu povo permanecesse. Humildade, oração, desejo pela face de Deus e conversão eram os ingredientes necessários repassados para Israel a fim que houvesse sempre renovação espiritual e benção sobre a terra. Mas a nação não compartilhou desse desejo de Deus. Aos poucos foi se afastando do Criador. Misturou-se com o paganismo. Copiou seus costumes. Adorou seus deuses.

Profetas do Deus Altíssimo se levantaram para proferir os oráculos sagrados e chamar de volta seu povo para uma adoração verdadeira. Israel não quis.

Deus entregou sua amada nação nas mãos daqueles que trouxeram o tropeço para o arraial. Jerusalém foi sitiada e tomada. Seus moradores foram levados cativos para a Babilônia. Seu templo foi destruído e os objetos sagrados foram pilhados e levados para uma terra distante. Seus portões e seu muro foram totalmente destruídos e queimados, restando somente montões de pó. A fé, a identidade, a esperança, as casas, tudo foi desmoronado. Deus permitiu que seu povo, sua nação, a cidade amada e seu muro ficassem em opróbrio perante as outras nações.

Mas Deus não esqueceu do seu povo, prometeu restaurá-los e trazê-los de volta à sua terra. Mas antes Deus queria curá-los da contaminação da idolatria e da apostasia que havia se instalado em Judá antes da destruição. Setenta anos se passaram até que, conforme a profecia de Daniel, Deus usa o rei da Pérsia, para libertar seu povo do cativeiro babilônico e fazê-los retornar à sua pátria.

A SITUAÇÃO EM QUE FICOU O POVO

Aqui estamos diante de um quadro desolador. A desobediência, a idolatria, o afastamento de Deus, a falta de oração e conversão permitiram que o povo escolhido fosse levado cativo. Seus bens saqueados, suas famílias assoladas e mortas, casas destruídas, escravidão. E a cidade de Paz destruída e seus muros e portões queimados. Deus em sua infinita bondade e longanimidade deu muitas e muitas oportunidades ao seu povo. Mas não quiseram ouvir, rejeitaram sua Palavra, mataram seus profetas, amaram a iniquidade e a injustiça. Foram setenta anos de escravidão e exílio, para que a terra fosse purificada e descansasse, o povo fosse curado da idolatria e, assim, pudessem voltar a habitar na terra a qual Deus prometeu a Abraão e à sua descendência.

UMA TAREFA ÁRDUA

Agora, passados setenta anos, encontramos dentre os repatriados a Neemias, o homem que soube da miséria de seu povo, de sua cidade, de sua nação, e orou e jejuou a Deus para que pudesse ajudar seus irmãos que se encontravam em opróbrio, desprezo e pobreza. A mão de Deus lhe deu graça diante do rei da pérsia o qual lhe permitiu que fosse até Jerusalém e reconstruísse seu muro.

Ao chegar à cidade, depois de constatar o estado dos muros, viu que sua tarefa não era nada fácil, reconstruir do pó e da cinza. Uma realidade que muitos não gostariam de vivenciar.

Hoje é essa a situação de muitas pessoas que um dia tiveram dias felizes, uma igreja alegre, uma família saudável e unida, mas pelas circunstâncias da vida e por obra do maligno afastaram-se de Deus para desfrutar de momentos passageiros de prazeres do mundo. Não estavam preparados e foram vítimas de uma grande provação e passaram momentos de grandes aflições e desespero, chegando quase ao ponto de desistir de tudo: da vida, da família, dos amigos, e até do próprio Deus. É como se houvesse passado um furacão e transformado tudo em pó e cinza, apenas pedras queimadas.

Se essa é a situação que o caro leitor está passando então continue lendo este pequeno esboço e Deus vai estar falando ao seu coração que ainda há esperança. Mesmo do meio de pedras queimadas Deus pode levantar um muro ao seu redor e sua segurança e proteção será restaurada. Saiba porém que para reconstruir aquilo que foi destruído é necessário um grande esforço e uma batalha contra o adversário que jamais quer que os filhos de Deus tenham restauradas sua vida e sua comunhão.

A REAÇÃO DO INIMIGO À RECONSTRUÇÃO

“ARDEU EM IRA” (Ne 4.1) a primeira coisa que acontece é que o adversário se ira quando acha alguém para reconstruir das cinzas, pois jamais ele quer que vidas sejam restauradas. Satanás visa a destruição total de vidas e fará de tudo para que seu intento seja cumprido. O texto diz que ele arde em ira, fica muito indignado e escarnece. Então ele reúne seu exército para preparar a guerra contra os santos. Diz a Bíblia: (Ne 4.2): “E falou na presença de seus irmãos, e do exército de Samaria, e disse: Que fazem estes fracos judeus? Permitir-se-lhes-á isto? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas?” Note o desprezo e a raiva que ele sente quando Deus levanta alguém para reconstruir. Observe que ele se reúne com “seus irmãos, e ...exército de Samaria”. A reunião dele é com os inimigos do povo de Deus para tentar destruí-los ou atrapalhar sua vitória.

A restauração e reconstrução depende da mão poderosa de Deus sobre sua vida, inimigos se levantarão, procurarão obstruir seu caminho à vitória, mas sua determinação e a confiança em Deus provará que sua batalha será ganha.

Toda vez que alguém procura uma nova chance em sua vida, com a ajuda divina, Satanás se levanta para tentar impedir. Quando Neemias intentou o bem do seu povo, de sua cidade, de sua nação, o inimigo instigou alguns adversários contra aquela obra. Mas Neemias não desistiu. Eles intentaram destruir o que Neemias estava reconstruindo.

QUAL O REAL OBJETIVO DO INIMIGO

O OBJETIVO não era somente derrubar o muro, mas guerrear contra Jerusalém (v. 8). Uma cidade sem muro é uma cidade indefesa, por isso precisamos construir muros mesmo que seja com pedras queimadas. O inimigo deseja guerrear contra sua esperança, sua fé, sua confiança em Deus. Mesmo que não vejamos solução para uma restauração, seja no casamento, seja na vida espiritual, seja na auto estima, seja na família, seja no ministério, Deus sempre com sua mão de poder nos dá o necessário para do pó fazermos grandes reconstruções.

MATERIAL PARA A RECONSTRUÇÃO

COMUNHÃO com Deus. Neemias tinha convicção de que o Senhor continuava com a sua boa mão estendida sobre a sua vida e não cessava de declarar esse fato todas as vezes que a situação parecia contrária. A melhor maneira de reconstruir é primeiramente ter uma plena comunhão com Deus, através da oração, da leitura da Palavra e da consagração com uma vida de santidade.

Outro material é A UNIDADE. Neemias conseguiu reunir todos aqueles que também se encontravam em opróbrio para que se unissem e fizessem a obra avançar (v.13). Sem unidade, sem comunhão com os irmãos, com a igreja e com a família não há como ter chance de alcançar o milagre e a benção de Deus.

ESPADA e FERRAMENTAS. Todos tinham a sua espada. Hoje temos como arma para nossas vidas a Espada do Espírito, é ela que dá força ao cansado e ilumina o caminho, orientando como uma lâmpada os nossos pés. A Espada é a Palavra de Deus que nos defende dos dardos inflamados do maligno, quando ele tenta roubar nossa fé e colocar pensamentos negativos e destrutivos, mas quando temos a Espada do Espírito podemos utiliza-la para defender-nos dos ataques do adversário.

ORAÇÃO e JEJUM são poderosas ferramentas quando bem utilizadas. Com oração e jejum Jesus escolheu seus doze apóstolos, com oração e jejum enfrentou a tentação de Satanás, com oração suportou a agonia do Getsêmani, com oração suportou a cruz, com oração pediu a Deus que perdoasse seus malfeitores. Disse Jesus que o jejum e a oração se consegue expulsar castas de demônios. Ele disse que tudo o que pedíssemos em oração, crendo, receberíamos. Utilize essas ferramentas e reconstrua sua vida, sua família, seu ministério, sua igreja, seu casamento.

É TEMPO DE RECONSTRUIR COM PEDRAS QUEIMADAS E MONTÕES DE PÓ.

 

Pr. Souza – Ministro do Evangelho

Assembléia de Deus – Ministério Missão em Goiânia/GO