MEDIDA DE DEUS

MEDIDA DE DEUS

 

MEDIDA DE DEUS

Apocalipse 11.1 - E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.

Deus sempre estabeleceu medidas e padrões para seus escolhidos. No deserto estabeleceu um local onde deveria manifestar sua presença e dar suas instruções. No Sinai escreveu em tábuas de pedra a Lei, dada a Moisés, para que seu povo pudesse se adequar à sua Santa Vontade. Ainda no deserto instruiu Moisés sobre as medidas do Tabernáculo. Se agradou do Templo que Salomão edificou com todas as medidas.

 

Agora, na Revelação dada a João, um anjo entrega uma vara de medir e diz: Levanta-te, e mede o Templo.

O templo era o local escolhido por Deus, para ali fazer habitar o seu Santo Nome. Um local exclusivo da manifestação da Sua Glória. Um local  de onde saem as revelações e a Lei de Deus. Um lugar santo, consagrado ao Único Deus verdadeiro. Um lugar onde o Espírito Santo resplandece sua luz, onde o azeite mantém a chama acesa, como nos castiçais de ouro da visão de João.

No entanto, passados os tempos e  épocas, o lugar onde Deus deveria ser honrado, foi desprezado pelo formalismo, impurezas, roubos, comércio e subornos. Quando Jesus é abordado pelos seus discípulos a respeito do templo, o Evangelho de Mateus registra no capitulo 24.2: Jesus porém lhes disse: não vedes tudo isso. Em verdade vos digo que não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada.

A casa de Deus seria derribada? Sim. Agora o Senhor estava dizendo aos discípulos que tinha vindo construir um outro templo, não feito com pedras, tijolos ou cimento, um templo onde Deus habitaria e seria honrado e reverenciado. Paulo entendeu essa revelação e diz em sua 1ª Carta à Igreja de Corinto (1Co 6.19) que SOMOS O TEMPLO: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Qual a medida de Deus para o templo hoje? A separação do mundo, da sensualidade, da imoralidade, dos entretenimentos do mundo. Deus quer habitar em templos limpos.

Levanta-te, e mede o Altar.

O Altar. Local onde era oferecido os sacrifícios a Deus, para que aceitasse a oferta do adorador, seja para perdão de seus pecados ou como gratidão pelas bênçãos recebidas da parte de Deus.

Altar aponta para sacrifício, pagar o preço, dedicar algo a Deus, consagrar a própria vida para comunhão com o Todo-poderoso.

Noé, após sair da arca, após o dilúvio cessar e as águas baixarem, edificou um altar a Deus como gratidão pelo grande livramento seu e de sua família (Gn. 8.20). 

Abraão, após ter recebido a promessa e o cumprimento, edificou um altar a Deus, quando este lhe pediu seu filho Isaque como forma de gratidão, confiança e fé. Pela fé, ao tentar imolar o filho, ouviu a voz do Altíssimo que lhe bradou dos céus, dizendo que agora sabia que Abraão temia a Deus e, então, providenciou o cordeiro para o sacrifício em lugar de Isaque.

Moisés, na grande batalha de Israel contra Amaleque, quando o Senhor Jeová deu grande vitória para Israel, edificou um altar e declarou: O Senhor é a minha bandeira (Êxodo 17.15)

Mas para que seja aceito  o sacrifício, tem que haver humilhação, oração, preço, depósito. O Altar tem que estar consertado, um coração puro, sem mágoas, sem ira, sem  contenda.

Altar tem que ter fogo, pois o fogo arderá continuamente sobre o altar. Para o fogo descer Elias consertou o Altar do Senhor que estava quebrado. Sem altar não tem sacrifício, não tem fogo, não tem unção.

Levanta-te, e mede o Adorador.

Interessante como a Palavra de Deus nos ensina as medidas certas para Deus operar. Templo, Altar e Adorador, tudo medido por Deus para que seja Glorificado.

O termo adoração aparece mais de cinquenta vezes no Novo Testamento, sem contar no Antigo Testamento. O termo aparece no Novo Testamento com a palavra grega PROSKUNEO. De PROS = IR PARA e KUNEO = Beijar. Para entendermos melhor o sentido de adoração segundo a palavra grega temos que olhar para o exemplo da mulher que lavou os pés de Jesus com lágrimas e então os beijou. Ela foi para o centro de sua devoção – JESUS – e o adorou e beijou seus pés, num ato máximo de humilhação diante dAquele que mudaria sua história e a faria conhecida até os dias de hoje.

Adoração é aproximação e contato com Deus. Alguém que ama e quer  estar junto, estar perto, muito perto. Até o ponto de beijar, sentir a presença, ser tocado, ser mudado sua história.

Deus está medindo a adoração do seu povo, mas muitas coisas tem sido barreiras na verdadeira adoração e impedindo que se tenha verdadeiros adoradores.

O que está atrapalhando sua adoração? As redes sociais? O trabalho? A família? Os estudos? Os amigos?

O QUE DEUS  ESTÁ  FALANDO?

Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.

 

Pr. Souza - Ministro do Evangelho - Palestrante e Conferencista