Andando na Luz

andando na luz

 

Andando na Luz

1 João 1.5-10

 Nessa epístola, João aborda a perigosa disseminação de influências apóstatas dentro da Igreja. Aconselha os membros a não se associarem com as trevas, mas permanecerem em segurança na luz do evangelho.

O autor das Epístolas de João era uma testemunha do Salvador ressurreto, o que certamente se aplica ao Apóstolo João (ver 1João 1:1–4;4:14).

 

Embora João tenha passado grande parte de sua vida na Palestina, aquela região se tornou hostil para os cristãos e judeus após a destruição de Jerusalém e do templo em 70 d.C. A tradição sustenta que João deixou a Palestina para viver em Éfeso. Se esse for o caso, é possível que ele tenha escrito a carta em Éfeso, por volta de 70 a 100 d.C.

Para quem e por que esse livro foi escrito?

A Primeira Epístola de João não é endereçada a uma pessoa específica, mas por seus escritos podemos supor que ele escreveu aos fiéis (ver 1 João 1:3–42:12–14), talvez àqueles que habitavam a Ásia Menor (atual Turquia), onde, segundo fontes históricas, João pode ter vivido e ministrado no final do primeiro século d.C.

Naquela época, falsos mestres haviam criado uma cisma ou divisão entre os membros da região (ver 1 João 2:18–19, 22, 264:1), e a apostasia se disseminava na Igreja. Uma filosofia em particular que vinha ganhando popularidade era o docetismo, que era parte de um movimento mais amplo, conhecido como gnosticismo. Um dos principais ensinamentos do gnosticismo, em suas diversas formas, era o de que o espírito era puramente bom, enquanto a matéria, o que incluía o corpo físico, era puramente má.

Os seguidores do gnosticismo acreditavam que a salvação não era alcançada pela libertação do pecado, mas, sim, ao libertar-se o espírito da matéria, significando o corpo mortal. Eles também acreditavam que a salvação era alcançada não pela fé em Jesus Cristo, mas por meio de um conhecimento especial (gnosis).

1. A MENSAGEM DEIXADA POR CRISTO PARA A HUMANIDADE

1.1. DEUS É LUZ num sentido moral: isento de qualquer resquício ou mancha de pecado; num sentido espiritual: impossível de pecar ou induzir alguém a pecar; no sentido da Salvação: a única fonte de luz que alumia todo o homem para indicar o caminho: Jesus disse: Eu sou o caminho, etc

1.2. EM DEUS É IMPOSSIVEL existir qualquer tipo de pecados

2. QUEM ANDA COM DEUS (JESUS) VIVE UMA VIDA DIFERENCIADA

2.1. Porque tem comunhão com Ele – verbo grego Koinonya = O termo é utilizado no cristianismo com o significado de participação, companheirismo, comunicação, ter em comum, compartilhar e conceitos semelhantes.

a) Participação: Efésios 1. 3: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bençãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo (a ênfase está no final EM CRISTO - Romanos 11.36: Porque dele e por ele e para ele são todas as coisas. Glória, pois, a ele eternamente.

b) Companheirismo: 1Corintios 1.9: Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor

c) É uma escolha de Deus: 1 Corintios 1.27-28: Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar (confundir aqueles que acham que são bons aos seus própios olhos) as que são; para que ninguém se glorie perante ele.

2.2. Tem comunhão com a igreja – que é o corpo de Cristo – 1 Corinttios 12.12-22 (ler com ênfase no vv. 22)

3. O ÚNICO SACRIFÍCIO PERFEITO QUE SATISFEZ A JUSTIÇA DIVINA FOI O DE JESUS E SEU SANGUE

3.1. Pois por amor a humanidade ele entregou seu filho (João 3.16) – o sangue de Jesus Cristo, seu filho (v. 7b)

3.2. Ainda que estamos sendo participantes do corpo de Cristo, isto não nos isenta de cometermos pecados:

a) pensamentos

b) omissões

c) Egoismo, Soberba, Divisões, Dissensões, Rebeliões, Desobediência as autoridades constituidas

d) hipocrisia, etc...



4. O PERDÃO É UM DOM DE DEUS

4.1. Mediante o arrependimento – PECADO ´É ERRAR O ALVO – Arrependimento é voltar-se (conversão – ato de voltar-se para o Criador) com um coração sincero e buscar sua ajuda para que possa continuar firme na jornada

4.2. Mediante a confissão: (v.9) existem muitos que ocultam seus pecados usando de argumentos de que é apenas um pecadinho – mas todo pecado ofende a Deus....

4.3. Arrependimento não é remorso. É um sentimento de sentir dor pelo erro.

4.4. Ele perdoa os nossos pecados e nos purifica de toda injustiça.

 

Pastor Souza - Ministro do Evangelho